04/05/2015

Resenha crítica: Macunaíma...


Olá lindos e lindas!!! Resenha pra vocês... :D

Título: Macunaíma, o herói sem nenhum caráter
Autor: Mário de Andrade
Editora: Nova Fronteira

Sinopse: Macunaíma é o símbolo de um povo que não descobriu sua identidade. Ao longo de suas aventuras fantásticas, Macunaíma e seus dois irmãos apresentam uma vasta antologia do folclore brasileiro, misturando mitos antigos e situações que mostram o homem em meio ao fascínio da tecnologia
  






     Todos nós sabemos que resenhas de livros de leitura fundamental não é uma coisa muito comum, principalmente em blogs literários, pois a leitura dos jovens está centrada nas coisas atuais, porém para inovar um pouquinho estarei deixando aqui pra vocês a resenha de um clássico do modernismo.
  Nesse livro é contada a história do herói da nossa gente ou se preferirem Macunaíma, e suas peripécias se passam por todo o Brasil.
  Na realidade li este livro por indicação e esperava que ele fosse chato, porém me surpreendi ao lê-lo tanto com a criatividade do autor quanto com a sua simplicidade. Acredito que este livro me surpreendeu por ser algo diferente de tudo que eu já havia lido.
   Lembro-me que Mário de Andrade diz no prefácio que para ler o livro é preciso sair da realidade e isso é a mais pura verdade, há um momento em que Macunaíma foge do RJ até o nordeste, só que CORRENDO.
  Achei-o bastante interessante porque o autor criou um personagem que realmente é brasileiro, uma coisa que ao meu ver é difícil, e inclusive ele fez questão de retratar que o brasileiro é um ser sem caráter, porém o caráter destacado por ele não é o moral, na realidade é dado no sentido de que somos influenciados por todos e que a nossa cultura não foi criada realmente por nós, ele afirma no livro "O brasileiro não tem caráter porque não possui nem civilização própria nem consciência tradicional" ou seja nós nunca almejaremos as mesmas coisas e os problemas que impedem o nosso crescimento econômico e social serão sempre mais difíceis de serem resolvidos. É justamente por esse motivo que o livro recebe esse titulo.
  Sorri inúmeras vezes com as peripécias do nosso herói e com as explicações dadas a certas coisas. Não nego que a leitura pra mim foi um pouco difícil, mas lhes digo uma coisa: vale a pena!.


O passado é lição para se meditar, não para se reproduzir.
Mário de AndradeDai LourdesBeijosAté o próximo post!


  

2 comentários:

Leoana Melo disse...

Oi Daiana, tudo bem? E estou passando aqui pra avisar que te marquei em uma Tag no meu blog, vou deixar o link ali em baixo, vai lá conferir ; )
Beijos

Leoana Melo
http://agarotacomoslivros.blogspot.com.br/2015/05/tag-liebster-award.html

Mary María disse...

Lovely! Have a nice friday sweetie!

If you want to follow each other, please follow me on GFC or Bloglovin and I'll do the same ;)


I invite you to join my worldwide giveaways: Jexshop 10$ gift card & Polka dots dress

 renata massa