01/04/2015

Resenha crítica: A guerra dos tronos- George R. R. Martin

Título: A guerra dos tronos
Autor: George R. R. Martin
Série: As crônicas de Gelo e Fogo

Olá gente!!! Faz tempo que não posto nada, mas desta vez vim com a resenha de um livro ótimo, e além disso acho que vocês já conhecem: A GUERRA DOS TRONOS.
 Pra falar a verdade achei bem difícil resenhar esse livro assim como quase todos blogueiros, esse livro é bem tipo "Você pode até me resenhar, mas não vai conseguir a menos que deixe pelo menos um spoiller" :D. Difícil minha situação né?! enfim... vamos lá!!
   Eu terminei esse livro na escola e como minha cidade é mais do interior quase ninguém conhece esse livro e a série, aí sempre que me viam com o livro e perguntavam: -Esse livro fala sobre o quê?. Para mim essa pergunta é super difícil de responder, porque como eu vou resumir uma história que estava começando a ler e que envolve várias famílias, vários interesses, diversas intrigas... porém ao longo do livro consegui desenvolver uma sinopse rapidinha e entender como funcionava o livro.
  Num reino chamado Westeros uma guerra está prestes a eclodir. Com a morte da mão do rei, Eddard(líder da família Stark, cujos residem no norte) é convidado pelo rei para assumir o cargo, com a sua ida para o sul, várias coisas são descobertas e muitos fatos acontecem desencadeando uma rixa ainda maior entre as famílias de Westeros. Daenerys Targaryen e seu irmão Viserys, são considerados os últimos descendentes da familia Targaryen, eles foram retirados de Westeros ainda quando crianças por causa da derrota e destruição de sua casa pelo rei Robert, e vivem de favores em uma terra estranha.
  Esse um dos melhores livros de fantasia que já li, a história é super boa e prende você do inicio ao fim, sem falar dos personagens os quais possuem personalidades super fortes, tirando Sansa... enfim, as vezes imagino com Martin conseguiu criar tudo isso e fazer com que se torna-se bom. Amei o jeito em que o livro foi dividido, me ajudou a entender ainda mais o lado de cada um dos personagens. Ele foi um dos únicos escritores que me fez sentir medo em determinada parte do livro, e o jeito de escrever dele *___*, acho que até se ele escrever um manual de instruções fica ótimo.
  Uma das coisas que mais gostei no livro foi que não há um personagem 100%  bonzinho, todos são "humanos", e dou-lhes uma dica não se apeguem muito a algum personagem, pois nem sempre os mais queridos ficam vivos.
   Eu diria que esse livro é perfeito para pessoas que gostam de guerras, intrigas, desconfiança, traições, inveja, preconceitos e pessoas nada confiáveis. Os personagens que eu mais gosto são: Jon Sow, Daenerys, Tyiron e Arya. Acredito que quando vocês lerem gostaram ao menos de um deles. :D
  Eu comecei a assistir a série a pouco tempo, mas já estou amando. E vocês que estão divididos entre ler o livro ou assistir a série, recomendo a leitura primeiro, vai ser difícil a adaptação porque há muitos personagens, mas vocês vão se acostumar rápido.
 Logo abaixo desse trecho do livro vou deixar um mega spoiller que é mais um desabafo, mas é pra quem já leu ou assistiu a série, porque não quero acabar com a leitura de vocês.


Juramento da Muralha

''Sou a espada na escuridão.
Sou vigilante nas muralhas.
Sou fogo que queima contra o frio,
a luz que traz consigo a alvorada, 
a trombeta que acorda os que dormem,
o escudo que guarda o reino dos homens.''

As Crônicas de Gelo e Fogo



SPOILLER
 Eu fiquei super triste com a morte de Ned(Eddard), apesar dele não ser meu personagem extremamente favorito, gostei muito dele e a cada momento que li a parte em que ele estava preso aguardei uma reviravolta, porém Martin resolveu fazer isso comigo e com todos os outros leitores que gostavam de Ned. A morte de Karl Drogo também me deixou bastante surpresa, não gostava muito dele, mas fiquei surpresa porque pensei que ele iria ajudar Daenerys a conquistar Westeros. E a parte que fiquei com um pouco de medo foi quando Jon Snow luta pela primeira vez com os caminhantes brancos, sinceramente foi assustador.

Nenhum comentário:

 renata massa