03/02/2014

A culpa é das estrelas


Título: A culpa é das estrelas
Autor: John Green
Editora: Intríseca
ISBN: 978-85-8057-226-1
Classificação: Ótimo
Sinopse: Hazel é uma paciente terminal. Ainda que por um milagre da medicina,seu tumor tenha encolhido bastante - o que lhe dá a promessa de viver mais alguns anos-, o último capitulo de sua história foi escrito no momento do diagnóstico. Mas em todo bom enredo há uma boa reviravolta, e a dela se Augustos Waters, um garoto bonito que certo dia aparece no Grupo de Apoio a Crianças Com Câncer, lá eles se conhecem e iniciam sua relação amor.

Eu me lembro que minha professora de português me disse, que jamais em uma resenha deveríamos "rasgar a ceda do autor", ou seja "elogiar demais o livro"; pois bem, esse conselho não ao caso quando se trata de "A culpa é das estrelas".
   Pra começar,por quê a culpa é das estrelas?  Acho que a maioria dos leitores se fazem esta pergunta! Em uma determinada frase de Shakspeare ele diz que as estrelas representam o destino, no texto original o romano Cássio diz a Bruto: -A culpa meu caro Bruto, não é de nossas estrelas/ mas de nós mesmos, que consentimos em ser inferiores!
Se bem que na vida de Hazel não faria muito sentido esta frase, porque ela não escolheu ter câncer, o destino que quisera presentear.
        Hazel é uma das personagens mais encantadoras que já li, bem carismática e por incrível que pareça não para de fazer piadas sobre sua situação; a humildade dela me deixou com 'o queixo no chão', não liga para o que as pessoas pensam dela, ela apenas quer viver os anos que a restava.Hazel não é o tipo de garota normal pra sociedade, e sua forma de lidar com isso me encanta muito.
      Assim como Hazel, Augustos não é o tipo de pessoa que se encontra na esquina. Ele tem hábitos muito estranhos, mas que possuem um nobre sentido. Ele também é uma vítima do câncer, mas não se deixa influenciar pela doença; Augustos é viciado em videogames, carinhoso,educado, inteligente e o autor o descreve como um jovem bonito; sua personalidade é incrível apesar de umas pequenas falha.
        Privilégios do câncer! Se vocês acreditam que não existem, podem quebrar este tabu agora! A vida de Hazel e Gus são cheias deles. Acredito que ninguém gostaria de ter estes tais privilégios, pois não são os melhores que existem!!
       O livro se passa no período cronológico, e a leitura é mais que suave além de ser simples; Green escreveu perfeitamente, até agora estou me imaginando "Que estória perfeita!". Quando eu estava lendo estressada, de alguma forma eu esquecia meus problemas e relaxava; não cheguei a chorar com o final trágico, mas me deu um aperto no coração. Por diversas vezes me peguei rindo do humor negro de Hazel. Markus Zusak não mentiu ao dizer "Você vai rir, vai chorar e ainda vai querer mais!". Sim, eu quero mais!!
"Alguns infinitos são maiores que outros-John Green"
Obrigado gente, até o próximo post!
-Daiana Lourdes

Nenhum comentário:

 renata massa